CAMPANHA "SETEMBRO AMARELO" EM TAQUARITINGA ORIENTA SOBRE A PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
04/09/2018 11:52 em Novidades

 

Iniciada em 2015, “Setembro amarelo” é uma campanha de Valorização da Vida, que busca discursar sobre o suicídio com a sociedade, através de ações em locais públicos e privados, identificados com a cor amarela, característica da campanha.

Ainda tido com um tabu, a própria imprensa evita fomentar o assunto para não incentivar outros suicídios pela exposição. Em contrapartida, falar a respeito é extremamente importante para que possa ser reduzido o número de pessoas vulneráveis. Conversar é o primeiro passo. É necessário unir forças para mostrar que há maneiras de tratar as doenças que incitam esta prática

As estatísticas apontam que, no Brasil, cerca de 20% dos brasileiros já pensou seriamente em suicídio e 4,8% deles já elaboraram um plano para isso. A prática é a quarta causa de morte mais comum de jovens no País.

Com o foco voltado para ser o mês do diálogo, Setembro Amarelo, procura criar oportunidades de tratar sobre o assunto, deixando as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que não estão sozinhas e que a morte não é solução.

Neste ano, Taquaritinga contará com o apoio de diversos profissionais da saúde, alunos e voluntários, unidos com o propósito de conscientizar e prevenir o ato.

Caminhadas, atividades em escola, programas em unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, assim como palestras de encerramento fazem parte do cronograma.

Os eventos, gratuitos a toda população, trazem como lema a seguinte frase: “Não é preciso esperar setembro para falar o que sente. Comece a soltar seus sentimentos, não deixe para explodir quando já estiver cansado demais para carregar esse peso”.

 

 

FONTE: O DEFENSOR

COMENTÁRIOS