Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL "Pequenos Defensores das Águas"
22/08/2019 12:09 em Nossos Projetos - Projetos em Execução

O projeto de Educação Ambiental "Pequenos Defensores das Águas", será elaborado pelo Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental Planeta Verde, será executado em Taquaritinga/SP com recursos da Subvenção Municipal 2019. O projeto tem como objetivo a sensibilização dos alunos envolvidos no projeto quanto à importância de atitudes locais e regionais, além da reflexão sobre a prática do desenvolvimento sustentável para promover a restauração e manutenção dos recursos naturais,especialmente aos recursos hidricos.

O projeto tem a duração de 6 meses e contemplará 594 alunos que estudam do 4º ao 9º ano das escolas de educação básica do município de Taquaritinga/SP e do distrito de Jurupema/SP são as seguintes escolas:

  1.  E.M.E.B “Prof º Amando de Castro Lima”;
  2.  E.M.E.B “Domingues da Silva “;
  3. E.M.E.B “Edina Bergamasco Scrivanti”;
  4. E.M.E.B “Profª Josephina Mantese Morcelli Pinsetta”;
  5. E.M.E.B “Elza Maria Martucci”(Distrito de Jurupema);
  6. E.M.E.B “Maria Milani Bombarda”(Distrito de Vila Negri, mas será executado junto  escola E.M.E.B “Elza Maria Martucci”.

O projeto abordará questões relacionadas ao uso sustentável dos recursos hídricos locais e regionais. A conscientização dos alunos é fundamental para que nunca nos falte nosso maior tesouro  a "Água", é importante alertar que antigamente os recursos hidricos era vista como um bem infinito,porém  o desenvolvimento sem planejamento ambiental gerou alterações que causaram consequências prejudiciais nos corpos d'água. É importante que as organizações civis  programem essas ações junto às escolas para que leve essas informações aos alunos da rede escolar. Os pontos abordados são:

  •  Educação Ambiental e Recursos Hídricos;
  •  Necessidade da Conservação das Nascentes;
  •  Uso Sustentável da Água;
  •  Recuperação das Matas Ciliares.

O projeto será desenvolvido com atividades em horários paralelos as aulas. A parte dinâmica deste projeto incluirá palestras, videos, dinâmicas e textos relacionados ao tema Recursos Hídricos acompanhadas de atividades lúdicas, confecção de cartazes e maquetes sobre o tema discorrido. Também será apresentada na parte prática uma demonstração do gasto que temos com água em pequenos atos e atitudes do dia-dia. Os alunos também montarão uma maquete sobre o tema e que os 3(Três) melhores trabalhos serão premiados com uma bicicleta. Após a execução do projeto serão plantadas 12 arvores nativas.

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS